quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Tipos de Laje


Tipos de Laje
A escolha da laje depende de fatores relacionados ao projeto de arquitetura como formato, dimensões, condições de apoio e utilização da laje, quantidade disponível de material (fôrmas, blocos e pré-moldados), cronograma da obra e custo. As comparações abaixo devem ser entendidas como referencial, uma vez que, a princípio, qualquer uma das lajes pode ser utilizada em casas. Cabe ao Engenheiro ou calculista determinar a melhor solução para cada caso.
Alguns tipos de Lage, suas vantagens e desvantagens:

Pré-fabricada de isopor

Vantagens: leveza; rapidez na montagem; facilidade de instalação de tubos e eletrodutos; preço reduzido.
Desvantagens: não é possível fazer furos na parte inferior; é preciso passar uma cola especial na face aparente do isopor para que o acabamento (chapisco ou gesso) possa aderir ao material.


Pré-fabricada de lajotas cerâmicas

Vantagens: é o sistema mais barato para lajes finas que cubram pequenos vãos.
Desvantagens: frágeis, as lajotas podem quebrar no transporte, na colocação e na concretagem.

Pré-fabricada de painéis treliçados

Vantagens: dá resistência à peça e facilita seu transporte; sua colocação dispensa encaixes e acabamentos na parte inferior; uso menor de madeira para escoramento.
Desvantagens: custa, em média, 30% a mais que os demais sistemas pré-fabricados e o isolamento acústico é menor do que aquele proporcionado por uma laje maciça.

Maciça ou moldada na obra ( Taipá)
Vantagens: menos suscetível a fissuras e trincas (depois de seco, o concreto torna-se um monobloco que dilata e contrai de maneira uniforme); e proporciona melhor isolamento acústico.
Desvantagens: gasto maior de madeira para a base e escoramento; é a mais pesada e, em geral, cara.
Seja qual for o tipo de laje, para prolongar a vida útil da construção é preciso estar atento na hora de fazer a impermeabilização. Em lajes, o processo deve ser feito com um sistema flexível e sob responsabilidade de um profissional experiente.

Vista superior do taipá, onde foi forrado um plastico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário